10 MAR 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL / CRAS
Em tempos de pandemia, Cras de Iepê adapta estratégias de atendimentos

Considerando o momento delicado que estamos vivendo, em razão da pandemia da Covid-19, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) “João Fabrício dos Santos” em Iepê teve que se reinventar com as ações desenvolvidas. Desde o mês de março de 2020 o atendimento presencial está temporariamente suspenso, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações capazes de propagar o coronavírus.

Durante os meses de março a setembro, o Cras desenvolveu suas reuniões com os participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para jovens de 15 a 17 anos, pessoas de 18 a 59 anos e idosos de forma online, em grupos de WhatsApp ou atendimentos por telefone, além dos atendimentos individuais presenciais utilizando os protocolos sanitários, como uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento social.

Para estar ainda mais próximo de seus usuários, o órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social se fez presente na comemoração dos aniversariantes do mês, com a entrega de um bolo para cada usuário festejar com seus familiares em casa. O Cras também celebrou a Páscoa, com a entrega de ovos de chocolate, e ainda distribuiu kits de higiene compostos por álcool em gel e máscaras para cada usuário participante.

Nos meses de outubro a dezembro foram retornadas as reuniões de grupos presenciais, no entanto com o número reduzido de participantes e seguindo com os protocolos de distanciamento e higiene. Também foram oferecidos cursos de empreendedorismo pelo Sebrae para aqueles usuários que tinham interesse de abrir o próprio negócio, como também cursos voltados à terceira idade com foco em administração de finanças e das emoções.

Com o agravamento da pandemia neste ano, o Cras suspendeu novamente as reuniões presenciais para maior segurança dos usuários, mas segue com as atividades de forma remota, e em casos necessários com o atendimento presencial e visitas em domicílio.

Os telefones do Cras para esclarecer dúvidas ou buscar por atendimentos são: 99606 6290 (WhatsApp) e 3264 1183.