11 AGO 2022
Iepê realiza ação alusiva de combate à Leishmaniose neste sábado
Evento acontece na Praça Dona Silvina e contará com diversas atividades como vacinação antirrábica e adoção de cães e gatos
Neste sábado, 13 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Iepê promove o Dia D da Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose Visceral. A ação ocorre em alusão ao Agosto Verde, campanha de combate à doença transmitida pela picada do mosquito-palha.
O evento será na Praça Dona Silvina de Almeida Prado, das 8h às 13h, e contará com diversas atividades. Para conscientizar na luta contra a Leishmaniose, a população está convidada a participar com uma camiseta verde.
A partir das 8h30 tem início a cãominhada, que pretende reunir os apaixonados por pets em um passeio de pura diversão, onde os animais podem estar fantasiados ou com a roupinha favorita. É livre a participação de pets de todos os tamanhos, desde que estejam com coleiras. Animais de grande porte devem utilizar focinheiras.
A vacinação contra a raiva em cães e gatos será a partir das 9h30. Os animais acima dos 3 meses podem receber a primeira dose. Para os pets que já tomaram a vacina antirrábica, os donos precisam estar atentos ao prazo da dose de reforço que ocorre anualmente.
Durante todo o evento, as equipes de saúde estarão cadastrando animais domésticos para a castração gratuita. Para o cadastro, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais, originais e cópias: RG, CPF e comprovante de residência. E ainda um número de telefone para contato e o peso do animal.
Haverá também ação educativa de conscientização e divulgação de sinais e sintomas da doença em animais e humanos.
Quem passar pela praça também poderá adotar um animal de estimação, de maneira responsável e consciente, por meio do grupo Adote Iepê.

Combate à Leishmaniose
A Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose Visceral em Iepê teve início na segunda-feira (08/08) com atualização e levantamento da população canina feito pelas Agentes Comunitárias de Saúde. No dia 09/08 houve a distribuição de material educativo nas unidades de saúde, comércio e visitas domiciliares. Já na quinta-feira (11/08) a Equipe Municipal de Controle de Arboviroses e Vigilância Sanitária realizam notificações e busca ativa de cães suspeitos para a coleta de sangue dos animais para exame laboratorial.