08 NOV 2021
SAÚDE
Agente Comunitária de Saúde realiza projeto acadêmico com gestantes da ESF I de Iepê
“Educomunicação na Gestação” utiliza aplicativo para monitorar o período gestacional, como agenda de consultas, contador de contrações e sugestões de nomes
Durante as três últimas semanas do mês de outubro, a estudante de jornalismo e também agente comunitária de saúde, Letícia Petile, realizou um projeto de extensão destinado as pacientes gestantes que frequentam a Estratégia Saúde da Família (ESF) I Pedro Alves de Lima, para consultas de pré-natal.
O projeto denominado “Educomunicação na Gestação”, tende a educar através da utilização de uma ferramenta tecnológica. Ao todo, oito mulheres participaram da oficina que consistia em monitorar o período gestacional a partir do aplicativo móvel “Gravidez+”. As aulas foram aplicadas após as pré-consultas, apresentando, instalando e adicionando os dados de cada gestante no app.
Dessa forma, o aplicativo possibilita a paciente ter acesso instantâneo a idade gestacional, tamanho do feto, agenda de consultas e vacinas, contador de contrações, sugestões de nomes, galeria de fotos, entre outras funcionalidades que tornarão essa, uma gestação mais didática.
Segundo a médica da unidade, Renata Amaro, a inserção do monitoramente feito pelo aplicativo móvel, contribui tanto para o período gestacional, quanto no parto e puerpério, fazendo com que a gestante tenha uma melhor experiência:
“Todas as vezes que promovemos educação em saúde, fazemos com que o paciente seja mais consciente das condições que ele se encontra e dessa maneira consiga levar a gestação de uma forma mais lúdica, sem tantas dúvidas e mais informativa”, finaliza.

(Colaborou Letícia Petile)