O estágio desempenha um papel fundamental na formação do estudante, permitindo que ele tenha uma vivência prática do ambiente profissional. Entendendo a importância da primeira experiência profissional, a Prefeitura de Iepê contribui de forma direta na formação qualificada, oferecendo oportunidades de estágio para universitários de diversos cursos de graduação.
Através de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o estudante recebe atualmente uma bolsa auxílio de R$ 815,00 para estagiar por 30 horas semanais.
Hoje a Prefeitura conta com 37 estagiários dos mais variados cursos, desde a área de exatas a humanas. Entre as pastas municipais, a que mais reúne estudantes é a Secretaria de Educação, seguida da Secretaria de Saúde, devido à demanda.
De acordo com o supervisor de ensino Paulo Fernando Zaganin Rosa, a Prefeitura realiza um processo seletivo no início de semestre letivo, com base nas notas dos alunos de curso superior, para a composição de uma lista de estagiários, separada por curso.
“Os alunos classificados nesta lista de cadastro reserva são chamados para estagiar, de acordo com a necessidade dos setores da Prefeitura Municipal” ressalta.
Experiência profissional
Os estudantes universitários Karyn, Felipe, Milleni, Anna Beatriz e Fernanda expõem suas experiências enquanto estagiários.
Karyn Garcia da Silva
A aluna do primeiro semestre do curso de Geografia da Unicesumar relata sobre a perspectiva de estagiar no Museu de Arqueologia de Iepê (MAI):
“O estágio abre nossos olhos para a realidade do mercado de trabalho, proporcionando conhecer a rotina e potencializando nossa escolha profissional e identificando a área que mais combina. Eu por exemplo, da Geografia, estou amando a experiência museal”.
Felipe Souza Garcia
No 3º termo de Administração na Unoeste, o universitário que presta serviços no Paço Municipal explica sobre a oportunidade:
“A experiência profissional está me ajudado a ver a importância dos administradores em uma empresa ou em um setor público, que é o meu caso. Contribui ainda para ter experiência em futuro emprego. E também a bolsa auxilia bastante nos gastos que tenho no curso”.
Milleni dos Santos Silva
A futura professora que cursa o 3º termo de Pedagogia na Unoeste diz que o estágio na Creche Municipal Antonio Roberto Sampaio tem sido essencial para sua formação:
“O estágio oferece a oportunidade de aprender com profissionais experientes, o que tem sido fundamental para aprimorar minhas habilidades e competências. Em relação a bolsa auxílio, ela tem me ajudo muito com algumas despesas da faculdade”.
Anna Beatriz Soares de Castro
Cursando o 4º termo do curso de Enfermagem na Unoeste, a estagiária no Hospital Municipal de Iepê fala da importância de vivenciar a prática no ambiente de trabalho:
“O estágio está sendo essencial para minha formação, pois me ajuda a ter mais experiência com os conteúdos que tenho na faculdade. Muitos assuntos que vejo no hospital vem de encontro com as matérias que tenho na faculdade, e isso me ajuda no conhecimento, compreendendo de uma melhor forma”.
Fernanda Nunes dos Santos Batista
A estudante do segundo ano do curso de Pedagogia da Unifran conta uma pouco da sua experiência de estágio na Creche Municipal Antonio Roberto Sampaio:
“Conheci o programa CIEE por indicação, e logo que ingressei na faculdade consegui o estágio. Faz 8 meses como estagiária, vi e aprendi bastante com a rotina diária das professoras e auxiliares, o que me ajuda a visualizar o cenário de quando for a minha vez de lecionar. O estágio só somou na minha vida acadêmica!”.