29 NOV 2018
Comunicado importante sobre escorpiões!

A Equipe Municipal de Vigilância Sanitária solicita aos moradores que ao encontrarem ESCORPIÕES em suas residências devem procurar imediatamente a Secretaria de Saúde de Iepê para informar o ocorrido à Vigilância Epidemiológica, para que seja feita a notificação. Após a notificação a Equipe de Controle de Vetores realizará uma visita para orientação e manejo.

Atenção! É melhor prevenir!

Ainda não existe inseticida (veneno) com eficácia comprovada contra o escorpião. O uso de inseticida provoca o desalojamento de escorpiões, o que aumenta sua aparição e o risco de acidentes.

O envenenamento pelo escorpião causa dor local intensa, que se irradia por todo o corpo, podendo ainda ocorrer inchaço e vermelhidão leves no local da picada. Pode também provocar sudorese, vômitos, manifestações cardiorespiratórias e agitação. Importante não usar remédios caseiros e evitar a automedicação. Procure imediatamente atendimento médico!

Cuidados necessários para evitar acidentes

• Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, tanques e banheiros;
  • Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia;
  • Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas;
  • Quintais com material de construção devem ser sempre vistoriados pelo morador;
  • Agite sapatos, roupas, e panos antes de usá-los;
  • Elimine as baratas. Elas são o alimento preferido do escorpião;
  • Mantenha limpas e vedadas as caixas de esgoto e de rede elétrica e telefônica;
  • Não mate as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião;
  • Não acumule lixo ou entulho;
  • Conserve camas e berços afastados, no mínimo 10 cm da parede. Evite que os lençóis toquem o chão.

Se encontrar escorpião em sua residência ligue imediatamente para a Secretaria de Saúde 3264-1352.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024