A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre a conscientização ao combate do câncer de intestino
Durante o mês de março, a Estratégia Saúde da Família (ESF) 1 Pedro Alves de Lima, proporcionou seis dias de atendimento ao público em prol da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer do Intestino Grosso, conhecido como colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país.
As atividades foram realizadas com os grupos de hipertensos e diabéticos de cada Agente Comunitária de Saúde (ACS), acontecendo na unidade ou em suas respectivas áreas.
Neste dia, antes das consultas, a enfermeira da unidade Marta Patrícia Stonis da Costa forneceu aos pacientes, orientações de diagnóstico, tratamento e prevenção ao câncer, que consiste em uma dieta rica em fibras, frutas e legumes, além da prática de atividade física regular.
Cerca de 250 pacientes das seis áreas demográficas que a ESF I abrange compareceram na campanha, onde foram avaliados pela escala de estratificação de risco, que classifica os critérios de cuidado do indivíduo, e após, receberam suas receitas com medicações de uso contínuo.
Fonte: ESF 1
Autor: Letícia Petile - MTB 93923/SP