Secretarias / Departamentos
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Thaís Daguano Ferreira Lourenço
Funcionamento: das 07h00 às 11h00 das 13h00 às 16h00
Avaliar Informação

"A Política de Assistência Social é uma política pública de proteção social que objetiva propiciar condições de cidadania aos segmentos populacionais em situação de vulnerabilidade social, através dos Programas de Proteção Social Básica, e Programa de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade."

"O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) desenvolve, dentro da política de Assistência Social, o programa de Proteção Social Básica, ou seja, tem por objetivo contribuir para a prevenção de situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que se encontra em situação vulnerável em decorrência da pobreza, privação (ausência de renda e precário acesso aos serviços públicos) e da fragilidade dos vínculos afetivos e de pertencimento social (discriminações etárias, por deficiência, entre outras)."

SERVIÇOS OFERTADOS
Conforme tipificação nacional de serviços sócioassitenciais

• Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que consiste no trabalho social com as famílias de caráter continuado e preventivo, não terapêutico, que tem por finalidade o fortalecimento da função protetiva das famílias através do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares. As atividades desenvolvidas buscam promover espaços para troca de experiências, combate a todas as formas de violência, preconceito e descriminação sempre respeitando à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias.
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, que desenvolve atividades que contribui para o envelhecimento saudável, desenvolvendo a autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares, e prevenção de situações de risco social com o objetivo de desenvolver potencialidades, valorizar suas experiências e assegurar um espaço para convívio social e familiar.
  • Serviço de fortalecimento de vínculos para crianças de até 6 anos, que visa prevenir situações de exclusão social e de risco, em especial violência domestica e o trabalho infantil através de atividades de convivência familiar e social, discussões reflexivas, promoção do cuidado com a criança e acesso aos direitos da criança. Essas atividades, que são desenvolvidas com as famílias e as crianças, têm por objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e trazer reflexão sobre o papel da família na proteção e formação da criança.
  • Acompanhamento e atendimento às famílias que possuem descondicionalidades dos programas de transferência de renda como Bolsa Família, Ação Jovem, Renda cidadã e BPC.
  • Oficinas de Estética e Artesanato com incentivo a geração de renda.