Em tempos de pandemia da Covid-19, reuniões, confraternizações e passeios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) “João Fabrício dos Santos” em Iepê seguem suspensos. No entanto, as atividades de prevenção de situações de risco social junto as famílias referenciadas pela assistência social ocorrem de forma online, em grupos de WhatsApp ou atendimentos por telefone.
Para proporcionar mais conforto e segurança à saúde de crianças, adolescentes e idosos, e ainda, dos profissionais, a tecnologia representa um papel fundamental para auxiliar na rotina de atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que são ofertados pelo Cras, nos quais são tratados temas atuais e relacionados ao convívio familiar e social.
O atendimento presencial está temporariamente suspenso, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de evitar aglomerações, capazes de disseminar o novo coronavírus. Porém, os atendimentos individuais são realizados por telefone e as reuniões ocorrem via WhatsApp, disponibilizando conteúdo para discussão e troca de experiências todas as quintas-feiras, conforme explica a responsável pelo Cras, Thais Daguano Ferreira.
“São mudanças na metodologia de trabalho para manter os serviços e orientar as famílias, com o objetivo de prevenir ocorrências de situações de risco social. Os temas abordados buscam uma passagem equilibrada pela pandemia, tratando temas como ansiedade, convivência familiar em tempos de isolamento social, além de desenvolver campanhas preventivas como a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, conta.
Os telefones do Cras para esclarecer dúvidas ou buscar por atendimentos são: 99606 6290 (WhatsApp) e 3264 1183.
*imagens ilustrativas, registradas antes da pandemia.