18 JAN 2024
Agentes de saúde de Iepê recebem formação técnica
“Programa Saúde com Agente” é uma iniciativa que visa capacitar profissionais para atuarem diretamente na promoção da saúde preventiva
A Secretaria Municipal de Saúde de Iepê realizou a cerimônia de conclusão da formação técnica do “Programa Saúde com Agente” para 13 servidores públicos, sendo 10 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 3 Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O projeto é uma iniciativa que visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos moradores, bem como reforçar a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Lenara Paganotti Duran Fernandes dos Santos, a função das profissionais é muito importante no Sistema Único de Saúde (SUS). “A qualificação no exercício das atividades irá ampliar os atendimentos da população e na qualidade dos serviços ofertados”, destaca.
A formação foi realizada em modelo híbrido, com atividades em Educação à Distância (EAD) e atividades práticas presenciais com duração de 11 meses, com o intuito de que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Kits do “Programa Saúde com Agente”
Na ocasião também foram entregues os kits de formação do “Programa Saúde com Agente”, contendo mochila, chapéu, colete, aparelho de aferir a pressão arterial, oxímetro, glicosímetro, tiras e lancetas para glicemia capilar.