IEG-M analisa a eficiência das Prefeituras em áreas como saúde, educação e gestão fiscal
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) divulgou nesta quinta-feira, 18 de janeiro, os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2023. O município de Iepê obteve a classificação B estando entre as 52 melhores administrações dos 644 municípios paulistas.
Nenhuma cidade do estado alcançou notas A ou B+, numa escala que elenca as gestões em A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação). Os dados divulgados foram coletados em 2022 e validados no ano passado.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) foi criado em 2015 pelo TCE-SP para medir a eficiência das 644 Prefeituras paulistas. Com foco em infraestrutura e processos, avalia a eficiência das políticas públicas em sete setores da administração saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
Com isso, oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Controle Externo e da sociedade. Os resultados obtidos também produzem informações que têm sido utilizadas por Prefeitos e Vereadores na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento dos municípios.
Fonte: https://painel.tce.sp.gov.br/pentaho/api/repos/%3Apublic%3Aieg_m%3Aiegm.wcdf/generatedContent?userid=anony&password=zero
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP