Dentre os assuntos tratados no encontro estão investimentos na infraestrutura do prédio, que abriga a maior urna funerária Guarani da América Latina
Tendo em vista o grande potencial turístico de Iepê, na segunda-feira (03/03) foi realizada uma importante reunião para debater processos de trabalho e melhorias do Museu de Arqueologia de Iepê (MAI), que guarda o rico acervo arqueológico dos povos indígenas que habitaram a região.
O encontro reuniu a prefeita Marta Patrícia Stonis da Costa, o secretário de Cultura e Turismo Wagner Paiano da Silva, as servidoras da pasta Viviane Cristina Fritsky e Carolina Regina de Oliveira Damásio, a estagiária Karyn Garcia da Silva, juntamente com os representantes do MAI, a curadora Neide Barrocá Faccio, o diretor Olavo Santilli Ekman Simões, e estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente.
Durante a reunião foram abordados diversos pontos, como a preservação do patrimônio histórico e cultural do museu, investimentos na infraestrutura interna e externa e a continuidade das ações na área da educação patrimonial em parceria com a Unesp, para o oferecimento de oficinas de pintura em réplicas de urnas Guaranis para os alunos e monitoria nas visitas.
O objetivo da administração municipal é firmar Iepê como um destino turístico de relevância nacional, tendo em vista que está em exposição no MAI a maior urna funerária Guarani da América Latina, encontrada as margens do Rio Paranapanema, entre muitas outras peças íntegras no acervo arqueológico.
Recordação
No encontro, a prefeita Marta foi presenteada pelo diretor Olavo com um poster que apresenta detalhadamente o grande acervo arqueológico do Museu de Arqueologia de Iepê.
O MAI apresenta em exposição e guarda em reserva técnica mais de 130 mil objetos referentes à cultura indígena, como percutores, batedores, lascas, ponta de projeteis para elaboração de ferramentas e armas e lâminas de machados.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP