23 NOV 2018
EDUCAÇÃO
NASF realiza palestra para alunos das Escolas Municipais, “A importância da atividade física para crianças”

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) de Iepê, através dos profissionais de Educação Física, Églin Ribeiro e Amadeu Prado, realizou a palestra “A importância da Atividade física para crianças” para os alunos das Escolas Municipais.

A palestra foi realizada para os dois períodos com o intuito de promover a pratica de Atividade Física nas crianças dentro e fora da escola, ressaltando a importância de uma vida mais ativa e saudável.

Nota-se que existem muitos jovens estudantes que não atendem as práticas de atividade física, e isso é alarmante em todo o mundo. Não praticam nenhuma Atividade Física devido a fatores comportamentais e sociais, tais como a disponibilidade aumentada para a tecnologia (celulares, redes sociais, Tv, jogos virtuais, etc), o aumento da insegurança e/ou violência e a progressiva redução dos espaços livres urbanos para o lazer, favorecendo a atividade para uma vida sedentária, levando a obesidade. Tornando-se assim uma questão alarmante de Saúde Pública.

A infância é o período onde a criança começa a definir os traços de como será em sua vida adulta. Nesta fase é fundamental estimular a prática de Atividade Física que resultarão em uma vida adulta com mais qualidade, por isso a necessidade de tratar este assunto na escola. Por ser um espaço institucional de convivência social que acolhe o escolar durante grande parte de sua vida, com potencial para influenciar na adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Os alunos podem inclusiva, estimular mudanças em suas famílias, fomentando novos hábitos alimentares bem como a prática de atividade física.

Durante a palestra foi discorrido à importância da prática de Atividade Física, a interação com o mundo em que vivemos, promovendo o desenvolvimento psicomotor básico, melhora da autoestima, do sistema cardiovascular e respiratório, aumentar a socialização e interação com outras crianças e a redução do risco da obesidade.

Por meio de brincadeiras as crianças aprendem a dividir, aprendem de quem é a vez, descobrem suas habilidades, aumentam sua força muscular e flexibilidade, melhora a concentração e o raciocínio lógico e há redução de riscos posturais.

A Atividade Física sem dúvida proporciona uma infância mais ativa, saudável, alegre contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024