No último sábado (12/05) aconteceu o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe 2018 em ambos os PSFs. A equipe de funcionários da Saúde atendeu a população das 08h00 às 17h00 vacinando e orientando a respeito da influenza (gripe). A Campanha este ano teve início no dia 23 de abril e segue até 1º de junho.
A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Conhecida popularmente como gripe pode ser considerada uma doença de trato simples, porém pode levar a complicações graves e até a morte.
Grupos prioritários a serem vacinados:
- Crianças de 06 meses a menores de 5 anos de idade;
- Gestantes em qualquer período da gestação. A vacina influenza poderá ser aplicada em qualquer período da gestação, é um produto inativado que contém apenas fragmentos do vírus;
- Puérperas: mulheres no período até 45 dias após o parto;
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados;
- Indígenas;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).
As pessoas com doença crônica poderão ser vacinadas mediante indicação médica ou receita do (s) medicamento (s) que faz uso devido à doença crônica;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional das penitenciárias vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP/ESP) e os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam cumprindo medida socioeducativa.
- Professores da rede pública e privada.
A Secretaria de Saúde comunica que até o dia 31 de maio a vacinação estará voltada para os grupos prioritários, descritos acima, a partir de 1º de junho estará aberta para população em geral. Se você ainda não se vacinou procure o seu PSF e não se esqueça da caderneta de vacinação.
Vacine-se e proteja-se contra a gripe.