Considerando a prorrogação, pelo Governo do Estado de São Paulo, da medida de quarentena até o dia 10 de maio, a Prefeitura de Iepê editou novo decreto para enfrentamento do novo coronavírus.
O Decreto nº 029/2020 considera ainda o avanço dos casos suspeitos e a confirmação do primeiro caso de Covid-19 com morte em Iepê e de que o contágio pode ocorrer através de indivíduos assintomáticos e sem conhecimento de contato com pessoa contaminada.
Por determinação legal, o município cumpre decreto estadual de abrir apenas os comércios considerados essenciais, conforme medidas anteriores. Agora o atendimento de forma individual é permitido em óticas, pois pelo entendimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é considerado como serviço relacionado à saúde e, dessa forma, essencial.
O decreto assinado pelo Prefeito de Iepê, Murilo Nóbrega Campos, institui o Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, com a atribuição de assessorar o Chefe do Executivo em assuntos de natureza administrativa, relacionados à pandemia, composto por responsáveis das secretarias municipais, incluindo Vigilância Sanitária e Autarquia Hospital Municipal de Iepê.
Para a população em geral, é recomendado o uso de máscaras caseiras, sempre que possível e quando for necessário sair de casa.
Por fim, fica determinada, em caráter temporário, a utilização de máscaras de proteção individual pelos funcionários durante os procedimentos de manipulação de alimentos e atendimento a clientes.
Mais detalhes estão disponíveis no Decreto.