14 ABR 2023
Reunião define ações para garantir segurança nas escolas de Iepê
Dentre as medidas que já foram adotadas estão a ampliação das rondas escolares, instalação de câmeras e reforço do controle de acesso
A Prefeitura de Iepê realizou nesta sexta-feira, 14 de abril, uma reunião para tratar sobre medidas e ações para garantir um ambiente ainda mais seguro para alunos e profissionais da educação nas escolas do município.
A medida se dá após recentes ataques a unidades escolares, que resultou na morte de uma docente em São Paulo e ceifou a vida de quatro crianças em Blumenau, e ainda a sequência de ameaças a escolas em todo o Brasil.
Durante o diálogo, foram explicados em detalhes o conjunto de medidas que foram definidos para garantir a segurança dos estudantes, muitas delas já em execução pela administração municipal, como as câmeras de segurança em todas as escolas, o reforço do controle de acesso com a presença de funcionários na entrada e saída dos alunos, os portões e portas com trava eletrônica e o acompanhamento psicológico em ocorrência de violência e bullying.
A Polícia Militar também ampliou nos últimos dias a realização da ronda no entorno das escolas durante o período de aulas dos alunos.
Outras medidas também foram definidas a curto, médio e longo prazo, como:
- Orientações aos pais e toda comunidade escolar sobre a segurança nas unidades de ensino, bem como o combate as informações falsas e publicações de autoria desconhecida;
- Capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes;
- Ampliação a prevenção e resolução de conflitos que envolvam os alunos na comunidade escolar, por meio de atendimentos e acompanhamentos com psicólogos;
- Adequação de muros e alambrados para instalação de concertinas nas escolas municipais.
O encontro teve a participação das Polícias Civil e Militar, representadas pelo Delegado Carlos Henrique Fernandes Gasques e pelo Subtenente Fábio Maciel Belisário, Conselho Tutelar, psicóloga, diretoras das escolas municipais e estadual e membros da Associação de Pais e Mestres, além dos representantes do Executivo e das secretarias de Educação, Assuntos Jurídicos e Institucionais, Administração e Assistência e Ação Social.