22 FEV 2024
Prefeitura de Iepê instala câmeras de monitoramento pela cidade
Objetivo é tornar a segurança pública mais eficiente e tecnológica
Com intuito de tornar a segurança pública mais eficiente e tecnológica, além de oferecer tranquilidade para os moradores, a Prefeitura de Iepê implantou 28 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos das vias públicas. Outras 9 serão instaladas nos próximos dias, sendo na Rua João Garcia de Oliveira e aterro sanitário.
Com a instalação das câmeras que gravam em alta resolução, pretende-se intensificar o monitoramento das Ruas São Paulo, Minas Gerais e Ceará, além das entradas e saídas da cidade.
Pelas ruas da cidade são 22 câmeras fixas e 6 câmeras modelo Speed Dome, que permitem visualização em um ângulo de 360º, além de uma qualidade melhor de imagem, com aproximação e detalhamento de tudo o que for capturado pelas lentes.
Vale relembrar que todos os órgãos públicos já contam com monitoramento há pelo menos quatro anos, como a Praça Dona Silvina de Almeida Prado, hospital, ginásio de esportes e pátio de veículos municipais.
Para uma efetivação e vigilância das imagens, o município aderiu ao Sistema Detecta, ferramenta de monitoramento por câmeras coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), que permitirá o compartilhamento de imagens e informações com maior agilidade, assertividade e eficiência no combate à criminalidade. Será possível, por exemplo, identificar placas de veículos furtados e o rosto de procurados pela Justiça.
A implantação do Detecta em Iepê está na fase de implantação por parte do Governo do Estado, aguardando os tramites legais e burocráticos.