27 OUT 2020
Unidades de saúde realizam programação do “Outubro Rosa” em Iepê

No mês de outubro é realizada a campanha de prevenção contra o câncer de mama. Em Iepê, as Estratégias Saúde da Família (ESFs) 1, 2 e 3 estão de portas abertas as quintas-feiras, das 18h às 21h, para realizar exames preventivos e diversos serviços voltados à saúde da mulher.

Nas unidades de saúde, a mulher terá a oportunidade para fazer o exame de Papanicolau, solicitar o exame de mamografia, colocar as vacinas em dia, passar por consulta com dentista e fazer testes rápidos gratuitos de hepatite B e C, HIV e sífilis.

De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento, exame de rotina em mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama, é recomendada na faixa etária entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Contudo, caso a mulher apresente algum tipo de sintoma, independentemente da idade, é recomendado que ela procure uma unidade de saúde para que seja feita avaliação médica.

(utilidade pública)