Uma auxiliar de enfermagem que trabalha na Central de Atendimento Covid-19 e uma cuidadora de idosos do Lar dos Velhinhos foram as primeiras pessoas a receberem a vacina CoronaVac, em Iepê. A aplicação das doses foi na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, na sala de vacina da Estratégia Saúde da Família (ESF) 1.
A primeira profissional de saúde imunizada foi Rosana Almeida Vincoleto, de 31 anos, que atua como auxiliar de enfermagem na Central de Atendimento Covid-19. Ela é funcionária pública há um ano e trabalha na linha de frente de combate ao novo coronavírus.
A profissional de saúde descreve o momento como emocionante durante esse tempo de pandemia. “A sensação é que eu não consigo resumir em uma palavra, é um misto de emoções, me veio a sensação de gratidão, de fé e de esperança. É o começo de um fim para uma época tão difícil”, conta.
Depois foi vez da cuidadora do Lar do Velhinhos, Rita Alves da Silva Xavier, de 54 anos, receber a dose. Ela trabalha na instituição há mais de 5 anos.
Iepê recebeu 96 doses da CoronaVac, que é produzida através de uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o cronograma de vacinação seguirá as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prioriza os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e moradores e funcionários do Lar dos Velhinhos. A previsão de aplicação da 2ª dose é para daqui 20 dias.
O início da vacinação contou com a presença do Prefeito de Iepê, Murilo Nóbrega Campos, da Vice-Prefeita Betina Jordão Jacomelli, da Secretária de Saúde Graziella Castilho de Oliveira e de funcionários municipais.