23 MAI 2022
Vigilância Sanitária alerta para limpeza de terrenos baldios
Acúmulo de lixo e crescimento de mato facilitam a proliferação de animais peçonhentos e de doenças
A Prefeitura de Iepê e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, alertam a população que a limpeza de terrenos baldios e sem benfeitorias é responsabilidade do proprietário. Para evitar transtornos e problemas maiores é importante que os responsáveis providenciem a limpeza e a manutenção.
A falta de limpeza de terrenos baldios pode ocasionar problemas diversos em virtude do acúmulo de lixo, entulhos e principalmente o crescimento do mato. Estes fatores facilitam a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos que podem transmitir doenças ao ser humano, além de agravar os riscos de acidentes.
A situação fica ainda mais séria pois cresce a preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Grande parte dos focos do mosquito são encontrados em terrenos baldios sujos, cobertos pelo mato e com depósito de lixos e entulhos. Apenas uma lata vazia jogada em um local indevido é abrigo fácil para a procriação da espécie.
Colabore com a limpeza da cidade. Mantenha terrenos baldios sempre limpos, além de deixar o local mais bonito, diminui os riscos da proliferação de doenças.