25 MAI 2022
Iepê promove semana dedicada aos profissionais de Enfermagem
Programação contou com diversas atividades para homenagear o trabalho destes profissionais de saúde
A Prefeitura de Iepê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promoveu a Semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio. A programação contou com palestras, treinamentos, celebrações religiosas e confraternização, tudo com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais de saúde.
O tema deste ano foi “Enfermagem: o cuidado que você precisa”, que destacou os cuidados que os profissionais de enfermagem devem ter tanto com os pacientes quanto com eles mesmos nos serviços de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, neste período de pós-pandemia é preciso ter um olhar mais humanizado com os profissionais de enfermagem que tanto cuidaram e cuidam dos pacientes do município.
A abertura da semana começou com missa no dia 12 de maio na Igreja Matriz. Já no dia 15, aconteceu o culto na Igreja Presbiteriana Independente. Ambas as celebrações foram em Ação de Graças pela vida dos profissionais de enfermagem.
No dia 13, cada profissional foi homenageado recebendo uma flor com um cartão, como forma de agradecer pelo dom de cuidar da saúde do próximo.
No dia 16, ocorreu palestra motivacional com o Enfermeiro Marco Antonio Rodrigues da Silva, que tratou sobre “O cuidado que você precisa, cuidando de quem cuida”.
Em 17 de maio teve encontro das equipes de enfermagem com a mediadora Maraisa Manarin.
Já na quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os profissionais de enfermagem realizaram testes rápidos para detecção de doenças e vacinação contra gripe e Covid-19 na população que passou pela Praça Dona Silvina de Almeida Prado, durante o evento “Faça Bonito”.
No dia 19, foi realizado curso de atualização de curativo com a Coordenadora de Saúde Liliane Lopes Fritsky. À noite, os profissionais participaram de um jantar em um restaurante da cidade.
Para finalizar as atividades da Semana da Enfermagem no dia 20 de maio, os profissionais passaram por um curso de atualização do sistema e-SUS e indicadores do Previne Brasil, importantes programas que armazenam as informações da Atenção Básica em nível nacional e de custeio da atenção primária à saúde.
Vale destacar que em 12 de maio foi comemorado o Dia do Enfermeiro e no dia 20 de maio celebrado o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.