Museu de Arqueologia de Iepê (MAI) guarda rico acervo arqueológico dos índios Guarani
Com o objetivo de destacar a importância dos museus como espaços de preservação e disseminação da cultura e pesquisa, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 22ª edição da Semana Nacional de Museus, de 13 a 19 de maio.
Em Iepê temos o Museu de Arqueologia de Iepê (MAI) que é cadastrado ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) para promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural dos museus.
O MAI guarda o rico acervo arqueológico dos índios Guarani, que ocuparam o munícipio a partir de 205 d.C. Estão expostos no Museu peças de pedra e cerâmica, incluindo a maior urna funerária indígena Guarani da América Latina, além de reserva técnica com mais de 70 mil fragmentos catalogados.
O MAI fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As vistas em grupos precisam ser agendadas pelo telefone (18) 3264 -1726.
Nesse ano o tema é “Museus, Educação e Pesquisa” que foi definido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), em celebração do Dia Internacional dos Museus, cuja data é 18 de maio.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP