Objetivo foi valorizar e difundir a história da cultura dos povos originários
Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer promoveu uma semana especial de visitas educativas ao Museu de Arqueologia de Iepê (MAI). A iniciativa envolveu alunos da rede municipal de ensino, com o objetivo de valorizar e difundir a história e a cultura dos povos originários que habitaram a região.
Durante as visitas, estudantes do Pré 1 e 2 da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dona Juventina Zago de Oliveira e dos 3º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antonio Rodrigues puderam conhecer de perto um dos mais importantes acervos arqueológicos do interior paulista.
Entre os destaques da exposição está a maior urna funerária Guarani da América Latina, encontrada às margens do Rio Paranapanema. Além dela, o MAI abriga diversas peças arqueológicas preservadas, que revelam aspectos da vida, espiritualidade e cultura dos povos indígenas.
As visitas foram guiadas por funcionárias do museu, que explicaram aos alunos o significado histórico e cultural dos objetos expostos, despertando o interesse das crianças pela preservação do patrimônio e pela diversidade étnica brasileira.
A ação integra a programação cultural da cidade e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da memória indígena e o fortalecimento da educação patrimonial nas escolas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP