Iniciativa faz parte de projeto cultural desenvolvido com os alunos dos quintos anos
Na última sexta-feira (23/05), os alunos dos quintos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antonio Rodrigues participaram de uma visita especial à Terra Indígena Vanuíre e ao Museu Índia Vanuíre, localizados em Tupã (SP). A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência significativa com a cultura indígena, especialmente do povo Guarani.
A iniciativa faz parte do programa Criança Alfabetizada, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, que promove ações voltadas à valorização da educação escolar indígena. O programa busca integrar a diversidade cultural dos povos originários ao processo de alfabetização, tornando-o mais enriquecedor e conectado à realidade dos estudantes.
A visita também está inserida no projeto cultural desenvolvido pela escola, que tem como foco o reconhecimento e a valorização da história e identidade da cidade de Iepê e região. A cultura Guarani representa uma importante ligação com esse território, especialmente por meio da Terra Indígena Vanuíre, que abriga comunidades das etnias Kaingang e Krenak.
Durante a atividade, os alunos puderam conhecer mais sobre os modos de vida, tradições e histórias dos povos indígenas, contribuindo para uma formação cidadã mais consciente, plural e respeitosa com a diversidade cultural brasileira.
O Museu Índia Vanuíre, que desempenha um papel essencial na preservação e difusão da história dos povos indígenas do centro-oeste paulista, foi um dos destaques da visita.
A experiência foi marcada por momentos de aprendizado e reflexão, reforçando o compromisso da escola com uma educação inclusiva, que reconhece e valoriza os saberes e culturas dos povos originários do Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP