Ir para o conteúdo

Prefeitura de Iepê e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura de Iepê
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
MAI
26
26 MAI 2025
EDUCAÇÃO
Alunos da Emef João Antonio Rodrigues visitam museu em Tupã
receba notícias
Iniciativa faz parte de projeto cultural desenvolvido com os alunos dos quintos anos
Na última sexta-feira (23/05), os alunos dos quintos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antonio Rodrigues participaram de uma visita especial à Terra Indígena Vanuíre e ao Museu Índia Vanuíre, localizados em Tupã (SP). A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência significativa com a cultura indígena, especialmente do povo Guarani.
A iniciativa faz parte do programa Criança Alfabetizada, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, que promove ações voltadas à valorização da educação escolar indígena. O programa busca integrar a diversidade cultural dos povos originários ao processo de alfabetização, tornando-o mais enriquecedor e conectado à realidade dos estudantes.
A visita também está inserida no projeto cultural desenvolvido pela escola, que tem como foco o reconhecimento e a valorização da história e identidade da cidade de Iepê e região. A cultura Guarani representa uma importante ligação com esse território, especialmente por meio da Terra Indígena Vanuíre, que abriga comunidades das etnias Kaingang e Krenak.
Durante a atividade, os alunos puderam conhecer mais sobre os modos de vida, tradições e histórias dos povos indígenas, contribuindo para uma formação cidadã mais consciente, plural e respeitosa com a diversidade cultural brasileira.
O Museu Índia Vanuíre, que desempenha um papel essencial na preservação e difusão da história dos povos indígenas do centro-oeste paulista, foi um dos destaques da visita.
A experiência foi marcada por momentos de aprendizado e reflexão, reforçando o compromisso da escola com uma educação inclusiva, que reconhece e valoriza os saberes e culturas dos povos originários do Brasil.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP
Seta
Versão do Sistema: 3.4.3 - 10/03/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia