A Prefeitura de Iepê, pelo Projeto de PDI em Saúde Digital, implantou o Atendimento Domiciliar Digital (ADD) na rede municipal, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do HCFMUSP-SP. A iniciativa amplia o acesso à saúde para pacientes com dificuldade de locomoção ou em situação de vulnerabilidade.
O programa é executado no município pela médica de família e comunidade Ágata Pereira, e tem como objetivo oferecer um cuidado mais próximo e frequente às pessoas que não conseguem sair de casa. “O atendimento digital veio para apoiar o trabalho das equipes presenciais, especialmente quando a demanda é maior do que conseguimos atender. Dessa forma, conseguimos garantir acolhimento e cuidado contínuo para quem está restrito ao domicílio, acamado ou em situação de vulnerabilidade, levando assistência de qualidade até mesmo à distância”, explica a médica.
A seleção dos pacientes é feita após avaliação da equipe da unidade, considerando a necessidade e o quadro clínico. Após essa triagem, é feito o agendamento do atendimento domiciliar digital. No dia, a auxiliar de enfermagem realiza uma pré-consulta, com aferição de pressão arterial, glicemia, batimentos cardíacos e saturação. A agente comunitária de saúde (ACS) leva o tablet, realiza o cadastro do paciente e inicia a videochamada com a médica.
Durante a teleconsulta, é feita a análise clínica do quadro do paciente, orientação e avaliação de sua rotina diária, além da verificação, solicitação de exames e ajuste de medicação, conforme a necessidade. Após o atendimento, a médica entra em contato com a ACS para dar continuidade ao acompanhamento e garantir que as orientações estejam sendo seguidas corretamente.
O Atendimento Domiciliar Digital integra o TeleAPS, serviço de teleatendimento da atenção básica promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No ano passado, o projeto foi desenvolvido na ESF 2 (Edmundo de Oliveira) . Em 2025, os atendimentos estão concentrados na ESF 1 (Pedro Alves de Lima), conforme o planejamento definido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para a agente de saúde Ângela Damasceno, a iniciativa representa um grande avanço. “Trabalho na saúde de Iepê há 15 anos e o atendimento remoto tem facilitado muito o acesso dos pacientes, mesmo à distância. A tecnologia trouxe mais agilidade e inclusão para todos”, afirma.
A ação reforça o compromisso do município com uma saúde cada vez mais acessível, moderna e humanizada.