Atividades educativas, palestras e vacinação marcaram a mobilização da Secretaria de Saúde entre os dias 12 e 16 de agosto
Entre os dias 12 e 16 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Iepê realizou a Semana de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral e Raiva, levando informação, prevenção e cuidado à população, por meio de atividades educativas voltadas a estudantes, profissionais da saúde e comunidade em geral.
A programação começou no dia 12, com uma palestra na Escola Municipal João Antonio Rodrigues, ministrada pela médica veterinária Aline de Oliveira e a Equipe Municipal de Controle de Arboviroses (EMCA). O momento contou com a participação especial do cão Txutxucão, que interagiu com os alunos e deixou o encontro ainda mais leve e didático.
No dia 13, a veterinária levou orientações sobre prevenção e cuidados aos pacientes do grupo de Hiperdia da ESF 3, na rodoviária. Já no dia 14, a ação educativa foi destinada aos alunos da Escola Estadual Antônio de Almeida Prado, que também receberam informações sobre os riscos e formas de proteção contra as doenças.
As atividades alcançaram também os profissionais de saúde. No dia 15, a Câmara Municipal sediou um treinamento voltado aos funcionários da Atenção Básica, ministrado pela veterinária Aline e pela médica da Estratégia de Saúde da Família, Renata Amaro. O encontro reforçou protocolos de prevenção, manejo e diagnóstico precoce.
O encerramento aconteceu no dia 16 de agosto, na Praça Dona Silvina, com o Dia D de Vacinação contra a Raiva. A mobilização garantiu a imunização de 250 cães e gatos com a vacina antirrábica e também na coleta de sangue de 144 cães para diagnóstico da leishmaniose, medida fundamental para o controle da doença no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a semana foi de grande importância para conscientizar a população sobre a relevância da vacinação, da prevenção e do diagnóstico precoce, fortalecendo a proteção da saúde pública e o bem-estar animal.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Ivo Capeloti - MTB 83417/SP