A Prefeitura Municipal de Iepê, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem a público esclarecer informações que circulam nas redes sociais sobre casos de cães com sinais compatíveis com cinomose.
Primeiramente, é importante reforçar que a cinomose não é uma zoonose, ou seja, não representa risco à saúde humana, afetando exclusivamente os cães.
Até o momento, não há registros oficiais que indiquem surto ou epidemia da doença no município. As imagens divulgadas não foram acompanhadas de notificações formais ou documentos técnicos que permitam a adequada avaliação epidemiológica.
A prevenção por meio da vacinação regular e o tratamento dos animais são responsabilidades dos tutores. No entanto, sensível à preocupação da população e comprometido com o bem-estar animal, o Município tomou providências imediatas e está oferecendo apoio à Associação Protetora dos Animais de Iepê e às voluntárias envolvidas na causa.
Reforçamos que a vacinação é a medida mais eficaz para prevenir a cinomose, porém, não pode ser aplicada em animais que já apresentam sintomas da doença.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a proteção animal e o interesse público.
Para mais esclarecimentos, a população pode procurar a Casa da Agricultura.