Há dois meses do Natal, a produção de enfeites feitos de garrafas pet ganha a cada dia a participação da comunidade. É o Projeto Natal Espetacular do Fundo Social de Solidariedade do Município de Iepê (FUSSMI), que tem como objetivo utilizar materiais recicláveis com técnicas de artesanato na confecção da decoração natalina.
De acordo com a presidente do Fundo Social e Primeira-Dama de Iepê, Iris Fernanda Melquiades, a intenção é decorar a Praça Central para as festividades de fim de ano, reaproveitando materiais que seriam descartados.
“O canteiro central da Avenida João Garcia de Oliveira também irá receber os enfeites, por ser uma importante via de acesso da população e de visitantes”, ressalta.
A ação está movimentando toda a cidade, já que os munícipes estão recolhendo o material descartável, que é utilizado na confecção de sinos, bolas, estrelas, guirlandas, anjos e velas. Uma árvore de cerca de 4 metros de altura será colocada na Praça Central.
“Para a composição dos itens é previsto a utilização de mais de 7 mil garrafas pet, que estão sendo arrecadadas por alunos das escolas municipais e comunidade”, conta.
A artesã e colaboradora Sandra Regina Lourenço Barros é a responsável por ensinar os voluntários na produção da decoração natalina, utilizando os materiais recicláveis.
Cerca de 6 voluntários e 2 bolsistas do Programa Frente de Trabalho, destinados pela Secretaria de Assistência e Ação Social, estão produzindo a decoração.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos nas dependências da Casa da Criança e do Adolescente (CCA). Por meio da Oficina de Artes, os adolescentes da instituição estão colaborando.
Iris Fernanda ainda fala que outros materiais serão utilizados, como pneus e madeira. E pede o apoio da população na arrecadação das garrafas. “Quem quiser colaborar com as doações, pode entregar no Fundo Social, Casa da Criança e do Adolescente e escolas municipais”, finaliza.