05 ABR 2023
Prefeitura de Iepê esclarece sobre o valor do IPTU 2023
Município realizou processo de atualização cadastral de todos os imóveis da cidade, por meio do georreferenciamento
A Prefeitura de Iepê esclarece aos munícipes que não houve aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023, mas que a atualização do valor é referente a medição correta da área construída.
Em 2022, foi realizado um processo de atualização cadastral de todos os imóveis da cidade, por meio do georreferenciamento, executado por empresa especializada.
De acordo com o Departamento de Tributação, Iepê estava com a grande maioria dos imóveis em desacordo, ou seja, as áreas construídas, ampliadas, demolidas e reconstruídas não estavam devidamente atualizadas na Prefeitura. Com essa ação, os imóveis agora têm a sua realidade comprovada.
Quem realizou alguma benfeitoria na residência nos últimos anos e não formalizou as alterações na Prefeitura, agora com o georreferenciamento pagará pela real metragem do imóvel. Ou seja, não houve aumento real, apenas correção de acordo com a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA.
A Prefeitura informa ainda que alguns carnês com área atualizada tiveram o valor da Taxa de Remoção de Lixo lançadas erroneamente. Ao invés do valor cobrado ser de 50% em relação ao Imposto Predial, foi lançado o cálculo de 100%. Para essa situação, os contribuintes podem procurar o Departamento de Tributação para a devida correção.