11 AGO 2022
Escola João Antonio recebe espetáculo infantil nesta sexta-feira
Com patrocínio da Cocal, a peça “Robótica – A nova geração tecnológica” será apresentada para os alunos em dois períodos
Os robôs já não são só uma fantasia de histórias de ficção científica. A nova convivência entre humanos, máquinas e algoritmos deve gerar 10 milhões de novos postos de trabalho até 2025 e, no Brasil, acende o alerta para a pouca mão de obra especializada e a necessidade de absorver esta nova demanda de mercado.
É neste contexto que os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Antonio Rodrigues são convidados a participarem do espetáculo “Robótica – A nova geração tecnológica”, que será apresentado nesta sexta-feira, 12 de agosto, às 10h30 e às 13h.
O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil.
O espetáculo é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e conta com o apoio do Ministério do Turismo e da Cocal.

O espetáculo
O espetáculo fará uma viagem no tempo para mostrar que a robótica, mesmo sendo uma tendência tecnológica atual, já é discutida há muitos séculos. O filósofo grego Aristóteles sonhava com uma época em que as ferramentas receberiam ordens e fariam o que lhes era dito para fazer - sem mais necessidade de ajudantes ou escravos.
Em “Robótica - a nova geração tecnológica”, o professor Elektro e seu ajudante Robo-tim realizarão, junto às crianças, uma viagem no tempo, para ir mostrando como os sonhos de Aristóteles estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia e ajudam em muitas atividades em casa, na indústria, etc.
Com um cenário lúdico e uma trilha sonora e iluminação pensadas para criar o ambiente perfeito para conhecimento do assunto, a peça permite que as crianças entendam que a nova geração tecnológica – a Robótica - está presente de muitas formas no nosso dia a dia e que é possível criar seus próprios robôs em casa.
“A ideia deste espetáculo é criar uma imersão na imaginação e mostrar como ela pode se tornar realidade com uso da inteligência artificial. Esperamos contribuir para a formação de agentes atuantes e transformadores do nosso futuro, refletindo os conhecimentos adquiridos para as demais gerações”, conta o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez.

(Com informações da Assessoria de Imprensa: Conecte Comunicação)