03 JUN 2022
PROCON
Procon oferece palestras sobre direitos do consumidor e orientação financeira
Orientações aos consumidores serão oferecidas de forma online e gratuita
A Fundação Procon-SP oferece para o mês de junho três cursos aos consumidores interessados em conhecer o Código de Defesa do Consumidor e de receber orientações financeiras. As atividades serão realizadas de forma online e gratuita.
Abaixo as atividades que estão com inscrições abertas por meio do site https://www.procon.sp.gov.br/epdc/.

Orientação financeira – 09/06, das 15h às 16h30
Inscrições até o dia 08/06.
Orientar os consumidores, jovens e adultos, com dicas sobre os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Direitos básicos do consumidor – 21/06, das 10h às 12h
Inscrições até o dia 20/06.
Oferecer informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.

Armadilhas do consumo – 30/06, das 15h às 16h30
Inscrições até o dia 29/06.
Apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse.
Para tanto são mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas, quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo.